FÓRUM PERMANENTE DE DEBATES CULTURAIS DO GRANDE ABC
O Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC foi criado em 2007 com o objetivo de estabelecer um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural integrada na região do ABC. Trata-se de um grupo independente, sem constituição jurídica, que vem discutindo, entre muitas questões, estratégias de atuação regional, incluindo a organização da comunidade cultural, o estabelecimento de canais de comunicação, e o reconhecimento da cultura como centralidade e valor inalienável da formação humana.
O Fórum tem reuniões mensais e participantes de nossas sete cidades, dentro os quais, produtores culturais, professores, artistas, ex-secretários de cultura, agentes culturais, estudantes e interessados de varias áreas.
HISTÓRICO
Estimulado pelas discussões da comunidade cultural durante o Congresso de História do Grande ABC, realizado em São Bernardo do Campo, em abril de 2007, posteriormente durante as discussões da Jornada ABCDMaior, realizada também em São Bernardo do Campo, bem como em diversos momentos anteriores na Livraria Alpharrabio, em Santo André, um grupo de pessoas de toda a região do Grande ABC, interessadas em criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural na região do Grande ABC, bem como integrar ações regionais instituiu em novembro de 2007, o Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, sem constituição jurídica.
Desde então, o Fórum mantém ininterruptamente reuniões mensais nas dependências da Livraria Alpharrabio. Ao mesmo tempo em que discute esse processo recolhe demandas dos produtores culturais e interessados, o grupo também elabora projetos de auto-capacitação, para uma efetiva reorganização da própria comunidade cultural, convidando pessoas de notório saber e experiência na área para encontros no Fórum, que trazem informações e indicam bibliografia sobre mecanismos de financiamento à cultura, municipais, estaduais e federais, formas institucionais de participação a serem estabelecidos diretamente com as administrações públicas, enfim, toda informação possível no sentido de preparar essa desejada capacitação. Ouvir dos gestores públicos suas idéias e planos para sua gestão, estabelecendo um diálogo de idéias entre o grupo foi outra decisão do grupo.
Outras preocupações estão no estabelecimento de canais de comunicação e de cobranças, no sentido de fazer valer os seus saberes e tradições, incluindo o reconhecimento da cultura no processo educativo, como um valor inalienável da formação humana. Trata-se da construção de um processo que deve juntar a atual reflexão ao acúmulo de massa crítica pré-existente e que possa dar respostas e representar simbolicamente toda a riqueza de nossa expressão de verdadeiros criadores culturais e políticos.
A partir da reivindicação do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC foi criado, em abril de 2008, O Núcleo Estratégico Cultura (NE) no Consórcio Intermunicipal ABC.
Aquela primeira reunião do GT Cultura, passou a ser histórica, uma vez que:
1) reuniu pela primeira vez, no quarto ano das respectivas gestões municipais, 6 das 7 Secretarias e/ou diretorias de cultura, que, diga-se, não se conheciam pessoalmente e jamais haviam antes esboçado quaisquer discussão sobre problemas comuns na área da cultura e aconteceu por força de uma iniciativa da comunidade.
2) Nessa reunião, foi eleito um coordenador para o GT, Dalila Teles Veras, escritora, dirigente do espaço Cultural Alpharrabio desde 1992, também coordenadora do Fórum, e um relator, Simone Zárate, então Secretária de Cultura de Santo André. Pela primeira vez, na história do Consórcio, um GT contou com um representante da sociedade civil na sua coordenação. Isso se deu não por força de lei, mas por um princípio de reconhecimento, legitimidade e conveniência.
3) Constituído oficialmente, o GT de Cultura, reunindo as 7 secretarias de cultura e representantes da comunidade, indicados pelo Fórum, passou a se reunir mensalmente nas dependências do Consórcio, e encaminhou diversos projetos resultantes de demandas levantadas no Fórum Permanente de Debates Culturais.
O Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, através de seus representantes junto ao GT Cultura no Consórcio Intermunicipal, encaminhou diversos projetos, dentre eles:
a) Projeto de Censo Cultural Regional (em andamento), cuja proposta inovadora, de que o censo se desdobre em ações e contínuo aperfeiçoamento das informações e referências;
b) Mapa de Equipamentos e Ações Públicas de Cultura no ABC, cujos questionários foram remetidos às Secretaria sde Cultura das 7 Cidades e devolvidos devidamente preenchidos;
c) Sugestão para um programa de circulação regional de produtos culturais.
(Dalila Teles Veras)